A importância da consistência na construção da marca

6 de agosto de 2024

COMPARTILHAR

Bem-vindo a bordo, explorador! Hoje vamos falar sobre um processo essencial na construção da sua marca, que faz toda a diferença e é o principal impulsionador do seu sucesso: a consistência.

Consistência significa persistir até cumprir seu propósito. É ter firmeza em suas atitudes para não perder o foco. O problema é que muitos confundem esse processo com “pressa”. Consistência é foco, não pressa. Quando você tem um foco, você traça um caminho e precisa segui-lo para alcançar seus objetivos, evitando atropelos.

Atropelar o processo faz com que sua marca não amadureça. Você vai entender melhor a seguir, acompanhando um exemplo simples de como novas marcas deveriam se posicionar:

Ativação: Se faça presente em todas as redes sociais que seu público estiver.

Apresentação da marca: Nesta fase, as pessoas começarão a notar e conhecer a sua marca.

Posicionamento para criar laços com o público: Aqui, o público vai conhecer sua marca mais profundamente e terá o desejo de acompanhá-la.

Posicionamento de Valor: Nessa fase, o público está interessado em saber quais são suas causas, o que você faz, para quem faz e como faz.

Conteúdos educacionais: Neste ponto, o público já confia em você, e é só aqui que ele irá realmente escutar o que você tem a dizer.

Mais claro agora a importância de um passo de cada vez? Um exemplo prático do que muitos fazem:

João ativou sua marca, está presente em todas as redes sociais e fez um simples post mostrando sua identidade visual com um texto falando um pouco sobre sua trajetória. Logo, ele começou a postar conteúdos educacionais realmente ricos, mas o Instagram não “entregava” suas postagens para as pessoas, e os conteúdos não engajaram, os amigos mais próximos até zombavam dele. E sua marca não cresceu.

Essa história é familiar para você? A verdade é que isso acontece com mais frequência do que você imagina. As pessoas querem passar da ativação diretamente para a criação de conteúdo educacional, deixando de lado todo o restante do processo.

E nesse caso, a reação do público é: “Tá, mas quem é esse João?”. Isso porque, por mais que ele tenha feito um post, foi apenas um post. Ele não se posicionou realmente como uma marca forte, que criou laços e visibilidade.

Nem todo mundo irá acompanhar sua marca desde o início. No entanto, assim que uma pessoa visitar seu perfil pela primeira vez e enxergar o resultado de todo o seu trabalho, ela reconhecerá a grandeza da sua marca, independentemente do número de seguidores.

Segundo um estudo da Nielsen, 92% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem, e 70% confiam nas opiniões de consumidores publicadas online. Isso destaca a importância de construir uma base sólida e engajada.

Ao entrar no seu perfil, o visitante perceberá a propriedade do que você fala e mostra, a fidelidade dos seus clientes e o engajamento dos seus seguidores. Um perfil bem estruturado, com conteúdos consistentes e de qualidade, transmite autoridade e confiança.

Além disso, a pesquisa da Sprout Social revela que 86% dos consumidores preferem marcas autênticas e honestas nas redes sociais. Isso reforça a importância de construir relacionamentos genuínos e duradouros com seu público.

Portanto, mesmo que o crescimento inicial pareça lento, focar na construção de uma marca sólida e autêntica terá um impacto duradouro e positivo na percepção dos novos seguidores.

Esperamos que este artigo sirva como uma direção para você que está iniciando um projeto ou uma nova marca. Nada supera a experiência de viver cada etapa do processo! E lembre-se, se precisar de uma mãozinha, a Astronave está aqui para te ajudar! Até a próxima. 🫡

Posts Relacionados

por

O mercado imobiliário e da construção civil nunca esteve tão competitivo. Empresas que antes estavam no mesmo nível agora dominam as buscas no Google, crescem no Instagram e conquistam mais investidores. Enquanto isso, outras sentem que estão ficando para trás.

por

Você investe em marketing digital, redes sociais, tráfego pago e, mesmo assim, os resultados não aparecem como deveriam? Muitas empresas enfrentam esse desafio porque, sem uma estratégia clara, os investimentos se tornam apenas gastos sem retorno.