Você certamente já utilizou o domínio google.com para pesquisar. Não te cobraram nada, você achou o que queria e saiu da página. Mas você já parou para pensar como o Google consegue monetizar um sistema de buscas? Como, oferecendo um serviço gratuito, ele se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo? Vamos estudar um pouco como o Google ganha dinheiro.
No brasil, atualmente, 85% das pesquisas online são feitas em plataformas do Google, sendo o restante dividido entre o Bing (da Microsoft), Yahoo e outas empresas menores. Esse domínio permite ao Google criar outras ferramentas para captar receita, e é sobre isso que vamos falar agora.
A principal fonte de receita do Google é o Google Ads. O serviço de propaganda paga é o responsável pelo tamanho que a empresa tem hoje. Os Ads funcionam da seguinte maneira: quando você pesquisa algum termo no google, ele retorna com um número de resultados. Aquele que estão no topo, listados como ‘patrocinado’ estão sendo pagos para estarem ali. Quem paga mais, fica no topo. Agora imagine o alfabeto inteiro e a quantidade de possibilidades de negócio, e você terá uma ideia do quanto isso é rentável.
Outra fonte de receita é o Google AdSense, que funciona de forma parecida. Com o AdSense, o anúncio é mostrado em pequenas janelas em outros websites, não apenas nos sites do Google. Por ex.: Em um blog, você pode colocar um AdSense, sendo uma barra lateral ou horizontal, e esse anúncio vai ser mostrado de acordo com as preferências do visitante. Cada clique no anúncio gera uma despesa para o anunciante. Em contrapartida, a receita desse tipo de anúncio é dividida com quem está hospedando o anúncio que, nesse caso, seria o dono do blog.
Essa maneira de ‘compartilhar’ a receita com parceiros também é uma fonte de renda no YouTube. A plataforma de vídeos remunera seus criadores de conteúdo a partir das visualizações e engajamento. Em 2019, o YouTube teve receita de 15,5 bilhões de dólares. Contudo, grande parte da receita também vem daqueles anúncios que são mostrados antes e durante a exibição dos vídeos. Essa receita fez toda uma geração de criadores de conteúdo serem conhecidos como YouTubers e ganharem bastante dinheiro.
Há ainda outras fontes de receita, oriundas de outros serviços que o Google oferece. Elas incluem a Play Store, Chromecast, Chromebooks, Android, Google Apps e a plataforma Google Cloud.
Todos esses serviços renderam, em 2019, 162 bilhões de dólares a Alphabet, empresa que controla o Google. Um número 20% maior que em 2018, quando a receita foi 137 bilhões. Números gigantes, que mostram a força desse mercado.