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Quem se lembra quando o Instagram era apenas uma rede social de fotos? O tempo passou, e rápido, e hoje o Instagram é a maior rede social quando o assunto é relevância e vendas. Até mesmo o Facebook (que ainda se sustenta graças ao Marketplace) foi ultrapassado em pesquisas por produtos e serviços nas redes sociais.

Essa relevância do Instagram tem uma explicação: o engajamento que a rede conseguiu gerar ao longo de sua existência com ferramentas que privilegiaram o uso de fotos e vídeos a tornou uma referência, podendo ser usada para compartilhar todo o tipo de conteúdo. Muitas empresas começaram, inclusive, a mudar seu modo de abordagem e distribuição de conteúdo para se adequar ao nosso querido Insta.

Atualmente, além de ser a principal rede social para pesquisa de produtos, o Instagram também é uma das principais fontes de leads de anunciantes. Ter tantas pessoas navegando e procurando por produtos leva a plataforma a ser um excelente canal de captação de clientes, e é sobre isso que queremos falar.

Se você já anuncia ou tem vontade de começar a anunciar para gerar mais leads no Instagram, acompanhe 10 dicas que nós, da 77, vamos te dar para lhe ajudar a alavancar sua captação e conquistar mais clientes.

Confere aí!

1 – Utilize um link na bio

A tradicional frase “Link na bio” faz muito sentido e te ajuda a captar clientes. O link pode direcionar para vários locais, mas é importante que ele leve o usuário para uma página de conversão (como uma Landing Page) ou mesmo um link do WhatsApp (Conheça nosso Gerador de Links para WhatsApp).

Se preferir, use a URL do seu site mesmo ou até um agregador, como o Linktree, onde você pode adicionar vários links e deixar o usuário com mais opções de navegação e contato. Na dúvida, dá uma olhada na nossa bio e já aproveita para nos seguir por lá!

2 – Utilize os stories

Os stories são super comuns, mas são umas das ferramentas mais poderosas do Instagram. Fazer vídeos falando sobre o seu produto ou serviço, dando dicas e até oferecendo promoções são uma ótima maneira de reter a atenção e incentivas uma conversão. Para completar o ciclo, hoje é possível colocar um link nos stories, que você pode incentivar falando no próprio storie (aquele famoso “Arrasta pra cima”).

Com o conteúdo certo e o link nos stories, você aumenta suas chances de conseguir leads, e tudo isso organicamente, ou seja, sem precisar investir em tráfego pago.

3 – Anúncios Pagos

Uma das melhores maneiras de atingir mais pessoas além dos seus seguidores, mas com possibilidade de segmentar o público-alvo, usando informações de navegação, engajamento, dados dos usuários do Facebook e até do seu site. Aliás, usar o Pixel no seu site possibilita ações específicas de remarketing, ideal para promoções e ofertas.

Uma das maiores dúvidas é quanto investir para ter resultados, e a resposta é: depende do seu nicho. Aqui vale, além de investir, ter um cálculo de retorno sobre o investimento. É isso que vai determinar o quanto seu anúncio está dando certo. Para acompanhar a captação de leads e o desempenho das vendas, utilize um CRM. Nós recomendamos o da RD Station (link).

4 – Utilize botões que incentivam a conversão (CTAs)

O uso do Call-to-Action é fundamental para a captação de leads. O botão de ação é onde o usuário realiza alguma ação dentro da sua página. Normalmente ele estará na sua bio, podendo ser configurado para direcionar para o seu telefone, por exemplo.

O botão de CTA pode ser físico, como o que fica na bio, ou estar presente em alguma imagem do próprio feed, seja em publicações orgânicas ou pagas. O formato do botão precisa se destacar na imagem para chamar a atenção e ter uma frase que incentive uma ação.

“Saiba Mais”, “Link na Bio”, “Acesse o site”, “Chame no WhatsApp” são alguns exemplos de frases para botões CTA.

5 – Fale de uma URL nos seus vídeos

Atualmente as redes sociais têm priorizado o conteúdo em vídeo. O TikTok, que nasceu como uma plataforma somente de vídeos, está ditando uma nova era das mídias sociais e, por isso, o Instagram segue o mesmo rumo. Vídeos curtos têm se destacado mais, mas ainda há espaço para vídeos longos.

E quando você publicar seus vídeos, lembre-se de incentivar também o acesso a algum link, que pode ser um site ou landing page, por exemplo. Quando o usuário se engaja com o conteúdo do seu vídeo, ele tende a querer saber mais informações, e essa brecha pode ser explorada por você divulgando uma URL de conversão.

6 – Experimente fazer parcerias

No Instagram existem vários influenciadores com milhares e até milhões de seguidores. Muitos desses influenciadores possuem um público engajado que consome seu conteúdo diariamente. Identifique possíveis influenciadores que conversam com o seu público alvo e faça parcerias.

Aparecer em uma publicidade que comunica diretamente com seu público pode ser uma estratégia de sucesso para a captação de leads. Muitas pessoas até nem percebem que se trata de um anúncio, tornando a divulgação mais humanizada e confiável.

Tente explorar parcerias com outras marcas também. Pense no que faz sentido para a sua audiência e invista nisso, mas muita atenção para não se deixar levar apenas para números e influenciadores que não se comunicam com os seus potenciais clientes.

7 – Utilize Tags de preços em produtos

Em postagens de imagens no feed do Instagram é possível adicionar tags do Instagram Shopping, que levam para um site ou catálogo. Essa ferramenta é muito útil para quem trabalha com venda de produtos e quer aumentar os leads.

Colocando as tags na imagem, o usuário clica no link, que normalmente é um link do produto exposto na foto, e visita o site. Se usado da maneira correta, esses dados de navegação – mesmo que o usuário não finalize a compra – podem ser usados posteriormente para campanhas específicas e até campanhas de remarketing!

8 – Utilize hashtags

O uso de hashtags é imprescindível para todos os negócios. Através das hashtags o algoritmo consegue definir quais assuntos os usuários estão gostando, entregando mais assuntos com a mesma temática que podem ser relevantes. Essa dinâmica ajuda muito quem está precisando alcançar mais pessoas e ganhar maior relevância dentro da plataforma.

Uma dica valiosa é pesquisar paginas similares e marcas que são referência no seu setor de atuação. Se você quer vender óculos, por exemplo, é bem provável que uma parte do seu público esteja procurando por marcas e lojas de óculos.

Você pode usar muitas hashtags simultaneamente, porém procure usar as que fazem sentido de verdade para o seu produto ou serviço. Hashtags muito ‘populares’ que não tem conexão com seu conteúdo podem fazer sua página entregar para as pessoas erradas e acabar com o seu engajamento.

Hashtags, jogo da velha, sustenido… Como você fala?

9 – Produza Reels

O melhor formato de publicação que existe na atualidade são os Reels. Além de terem um formato amigável a dispositivos móveis (que representam mais de 70% da navegação em redes sociais), eles usam o algoritmo a seu a favor e distribuem o conteúdo como nenhum outro dentro da plataforma.

Puxados pela ascensão do TikTok, o Instagram teve que abandonar o obsoleto IGTV, que competia até então com o Youtube, para não ficar para trás nessa corrida de mídias sociais. Os Reels seguem uma dinâmica parecida com a do TikTok: possuem uma aba exclusiva dentro do app e são disparados aleatoriamente para seguidores e não seguidores, não importando se o vídeo é recente ou não.

Essa mudança drástica trouxe uma outra cara para o Instagram, que desde então está trabalhando intensamente para melhorar a experiência do usuário, já que o TikTok cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Se você for produzir vídeos dentro do Instagram, faça Reels. Recentemente foi liberada uma atualização que permite vídeos de até 90 segundos, que possibilitam um conteúdo um pouco mais denso, apesar de os usuários preferirem conteúdos mais rápidos e fáceis de serem entendidos. Monte um planejamento e comece agora mesmo a produzir vídeos e você terá uma rede social muito mais atrativa e com capacidade de atrair leads.

10 – Menos texto, mais imagem

Desde a sua origem o Instagram era focado em fotos e vídeos. Em certo momento, com a entrada das empresas nas redes sociais, muitos anúncios e divulgação de produtos e serviços tomaram conta dos feeds. Contudo, rapidamente o usuário mudou seu comportamento e hoje exerce uma certa resistência a conteúdos densos, principalmente a textos longos. Com base nisso, recomendamos fortemente que você utilize legendas menores, muito claras e objetivas.

Na imagem, procure deixar claro a sua ideia ou utilize recursos como aquele botão de CTA (Leia no #4) para incentivar o usuário a realizar a leitura. Se você quer produzir conteúdo mais extenso e rico, produza vídeos falando a respeito ou crie um blog para postar os artigos. Assim você garante que o usuário vai ter uma boa experiência ao visitar a sua página e não vai precisar ficar apertando em botões como o “ver mais” para entender a mensagem que você está passando.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que ele possa te auxiliar a gerar mais leads, qualificar a sua empresa no digital e alavancar seu negócio. Continue acompanhando nosso blog e siga-nos no Instagram para receber conteúdos diários sobre marketing digital. Compartilhe o artigo com mais pessoas que também estão procurando gerar mais leads no Instagram!

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