Quando estudamos o marketing digital mais a fundo, vamos descobrindo muitas teorias e relatos de profissionais e pessoas envolvidas no meio. Como em qualquer área, há muita informação e desinformação, e as vezes é difícil separar as verdades dos mitos.
É uma batalha entre o “Eu faço isso e funciona” contra o “Já fiz isso e nunca deu resultado”. Nesse artigo vamos desmistificar alguns pontos que o senso comum traz como verdades absolutas, para que você se sinta mais seguro ao botar em prática determinadas ações e estratégias de marketing digital nas redes sociais.
Mito #1
Seguidores são o mais importante nas redes sociais
Essa é antiga, mas ainda há muitas pessoas preocupadas com a quantidade de seguidores. Apesar de ter, sim, relevância, você não deve se preocupar apenas com isso. O mais importante é conquistar seguidores que se engajam com seu conteúdo e que possam ser seus futuros clientes. De nada adianta ter números inflados se não há engajamento ou eles não representam a sua persona.
Atrair as pessoas erradas para a sua rede social vai fazer você gastar tempo e energia com algo que nunca se tornará um resultado concreto, pois um público que não se engaja ou não tem interesse no seu produto não se tornará seu cliente. Foque no que interessa: defina sua persona e produza conteúdo para ela. O número de seguidores será consequência!
Mito #2
Usar o número máximo de hashtags aumenta o alcance
As hashtags nasceram com uma função: criar segmentações de interesse dentro da rede social. Mas usar todo o limite de hashtags não multiplica o alcance da publicação, como pode parecer.
Esteticamente, quantos menos hashtags, melhor. Contudo, como elas realmente têm uma função e funcionam, é importante utilizá-las. Procure aplicar somente as que tem a ver com o seu negócio, de modo que não polua o espaço da legenda, evitando que a publicação fique parecendo um spam.
Mito #3
Meus clientes não usam rede social
De acordo com a Meta (Março de 2022), o Facebook possui 121,8 milhões de usuários brasileiros ativos, enquanto o Instagram possui 124,3 milhões, na faixa de 13 a 65 anos de idade.
Já o TikTok (Março de 2022) atingiu 81 milhões de usuários brasileiros, de 13 a 55 anos, sendo que mais da metade, 60,4%, tem mais de 25 anos e são economicamente ativos.
O LinkedIn registra 52 milhões de usuários brasileiros ativos, com um equilíbrio muito grande entre homens e mulheres com idade entre 25 e 34 anos.
O YouTube, por sua vez, registrou (Fevereiro de 2022) 138 milhões de usuários brasileiros ativos na plataforma. Isso representa que 70,6% da população brasileira está registrada no Youtube. Como podemos ainda negligenciar estratégias no Youtube, sendo que ele é maior que o Instagram e o Facebook?
Considerando esses dados, você ainda quer insistir que seus clientes não usam rede social? Com tantos usuários brasileiros ativos nas mais diversas redes sociais, é mais fácil você não estar conseguindo alcançar seu público do que ele não estar presente nas mídias.
Mito #4
Preciso estar presente em todas as redes sociais
Aqui na 77 sempre usamos um princípio: a melhor rede social é a que funciona.
Você pode até estar presente em todas as redes sociais, mas será necessário planejar e entender que cada uma tem particularidades na criação e distribuição de conteúdo. E, acima de tudo, você deve mensurar os resultados para ver qual realmente faz sentido para o seu negócio.
Estar presente numa plataforma apenas para marcar presença pode causar uma impressão negativa, de abandono ou desinteresse, e nesses casos é melhor não ter nada.
Estude sua persona e veja qual é a rede social que ela mais está presente e engajada, qual tipo de conteúdo ela está consumindo, se é imagem, vídeo, blog, etc. A partir disso, veja qual rede social melhor se encaixa nos seus objetivos e meta a mão na massa, pois qualidade é melhor que quantidade.
Mito #5
Quanto mais conteúdo, melhor
Esse é um equívoco comum, principalmente para quem está dando os primeiros passos com mídias sociais. Como falamos no último parágrafo do Mito #4, qualidade é melhor do que quantidade.
O alcance da rede social não está diretamente ligado à quantidade de conteúdo publicado. Na verdade, o alcance é determinado por uma série de fatores, dos quais a quantidade (ou frequência) faz parte, mas não é a determinante.
Por outro lado, a ausência de postagens é determinante para que um usuário deixe de seguir uma marca. De acordo com uma pesquisa do HubSpot, 40% dos profissionais de marketing apontam que a ausência de postagens é o principal fator para uma página perder seguidores no Instagram.
Resumindo, é preciso ter constância, mas não podemos exagerar. Conteúdo em excesso pode deixar o usuário chateado, o que diminui as taxas de engajamento e interesse, fazendo o algoritmo diminuir o alcance das publicações. Da mesma forma, não postar pode ser pior ainda, pois quem não é visto não é lembrado, não é?
O fundamental é entender o funcionamento de cada plataforma. No Instagram, por exemplo, 1 publicação por dia no feed é considerado muito bom. Já nos stories você tem mais liberdade e pode aproveitar para publicar bastante, mas também não exagere e não seja repetitivo, procure ser criativo e entregar informação que irão gerar entretenimento.
Mito #6
Comentários negativos precisam ser excluídos
Você se esforça para entregar um produto de qualidade, realiza um atendimento impecável, com foco na experiência do cliente, mas de repente recebe um comentário negativo. Como reagir?
Se você for muito passional e reativo, não responda na hora. Respire fundo, organize os pensamentos e quando esfriar a cabeça, pense na resposta. Comentário reativos, ofensivos e agressivos podem ser piores do que a avaliação negativa, acredite.
Lembre-se que tudo que está sendo escrito está sendo lido por seus seguidores, e em casos como esse é importante mostrar maturidade na resolução dos problemas.
Também evite apagar comentários. Fugir da responsabilidade ou ser autoritário com críticas negativas não soa bem. Procure entender o motivo da crítica e responda de maneira cordial, mostrando que você se preocupa com a opinião das pessoas e está engajado em melhorar, mesmo que a crítica seja totalmente exagerada e indevida.
Ser receptivo e cordial ajuda muito a construir uma imagem de que você se preocupa com o seu cliente, e muitas vezes o comentário negativo pode ser uma boa chance de mostrar quão bom você é.
Mito #7
Mídias sociais não geram leads
Estamos em 2022 e definitivamente essa afirmação não faz mais sentido. A grande dificuldade de muitos empreendedores é acertar na estratégia e conseguir gerar leads, seja de forma orgânica ou paga.
Não faltam exemplos de empresas, dos mais variados setores, que cresceram gerando leads e vendas através das mídias sociais. Atualmente, são muitos os canais em que isso é possível. Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e Twitter possuem plataformas de anúncio, e como já falamos antes, basta você saber onde a sua persona está e criar uma estratégia de distribuição de conteúdo para que a captação tenha efeito.
Leia também nosso artigo “Como gerar leads no Instagram? Confira 10 dicas para acelerar a captação na plataforma”.
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Glossário:
Leads = Leads são pessoas que entraram em contato com a sua empresa, demonstrando interesse em algum produto ou serviço. Ex.: quem preenche algum formulário de contato, manda uma mensagem na rede social perguntando sobre algum serviço, etc.
Mídias Sociais = termo usado para representar as redes sociais, ou Social Media. Englobam as principais plataformas do momento, como: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, TikTok, Pinterest, Twitter, WhatsApp, Telegram, entre outros.
Persona = termo usado para representar o cliente ideal de um negócio. Com a persona, conseguimos imaginar a jornada do cliente, seus gostos, objetivos, preocupações e preferências e, a partir disso, criar estratégias que irão atraí-lo para as redes sociais ou site da empresa.
Spam = o spam é conhecido popularmente por disseminar links maliciosos, ou vírus. Normalmente, spans são feitos através de ofertas tentadoras, promoções imperdíveis, promessas, fake news, etc.