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Fazer negócios online é uma realidade. Atualmente, Google e Facebook dominam dois ambientes muito importantes para quem quer conquistar espaço na internet. O Google detém um site de pesquisa onde praticamente tudo que é negociável na internet está, e o Facebook – junto ao Instagram – possui a maior rede social do mundo, que é onde os usuários postam fotos e passam boa parte do tempo interagindo.

A maneira como essas empresas atuam moldou o comércio eletrônico. Se você tem um site, você precisa estar no Google. Se você tem uma rede social, você precisa estar presente todos os dias no Facebook ou no Instagram.

Descobrir isso é relativamente tranquilo. Mas muitos empreendedores tem o mesmo problema: Como dar conta de administrar o negócio e ter uma presença significativa na internet? Será que você está precisando de uma Agência de Marketing Digital para o seu negócio? Primeiro vamos entender o que uma Agência pode fazer por você.

Branding

Para ser aceito e ter relevância como empresa, é necessário ter uma marca. Ao contrário do que muitos pensam, uma marca não é representada apenas por um logo, mas sim por um conjunto de aplicações. Além do logo, há o nome, variação de cores, aplicações (a maneira como ela será aplicada nas redes sociais, banners, placas, cartões, etc.), elemento de marca (se eu te perguntar qual marca tem uma maça como logo, você consegue me responder?), entre outros. Esse conjunto chamamos de Branding, e é o pontapé inicial para um caminho de sucesso.

Criação de Site

Quer ser encontrado no Google? Então você precisa ter um site. Mas não é qualquer site, não. O algoritmo do Google avalia o desempenho e a experiência do usuário na navegação para definir qual site estará melhor colocado nas pesquisas. Para isso, seu site precisa ter um design bonito, responsividade, ser otimizado (SEO) e oferecer uma experiência ótima para o visitante. Sites feitos no Wix são muito comuns e relativamente fáceis, mas não entregam um resultado suficiente e muitas vezes nem são indexados nas pesquisas do Google, ou seja, eles ficam escondidos dos usuários.

Social Media

A ferramenta mais difundida entre os usuários, sem dúvidas. As redes sociais são uma realidade. Quem não tem uma conta no Facebook ou Instagram? Se você é tem uma empresa, isso é o básico para ter presença online. Mas as redes sociais não são apenas para vender online, e sim uma extensão do offline, ou seja, é através dela que você mostra para as pessoas que seu negócio existe, o que você vende, como vende, quem faz parte da equipe, etc.

É uma ferramenta que precisa ser bem explorada, caso contrário pode ser irrelevante para a sua audiência. Para conquistar seu público alvo, é necessário postar conteúdo relevante, dependendo da área de atuação. O engajamento é maior com conteúdo mais ‘leve’, com uma linguagem mais simples e objetiva, dando dicas, mostrando novidades e abordando dúvidas frequentes entre os usuários. Com uma Agência de Marketing Digital cuidando das redes sociais, você tem mais tempo para cuidar do que realmente interessa, deixando a parte da criação de conteúdo (que é a que toma mais tempo) de lado.

Gestão de Tráfego Pago

Se você já utiliza o Google e o Facebook há algum tempo, talvez já tenha visto que é possível patrocinar suas publicações. O Tráfego Pago, hoje, é responsável por grande parte do crescimento das empresas. É um investimento para atingir seu público alvo em cheio, sem depender de engajamento e outros fatores.

Com o Google ADS, seu site fica em evidência sempre que alguém pesquisa por termos que correspondem ao que você vende. Ex.: Você tem uma Imobiliária. Alguém pesquisa: “Imóveis em Torres, RS”. Com a campanha certa, esse usuário vai encontrar o seu link como resultado, e vai acessar o seu site. A partir daí, como já falamos no tópico anterior, com um site focado em performance e captação, teremos mais um cliente em potencial.

No Facebook ADS (que abrange também o Instagram) você consegue oferecer um produto para pessoas que tem interesse na sua área de atuação. Se você tem essa mesma Imobiliária, e patrocina um imóvel, ele vai aparecer para pessoas que já pesquisam, curtem, compartilham ou tomam ações em publicações parecidas. Através desse comportamento, é possível oferecer os produtos certos para o público certo, captando um contato que já tem interesse de compra.

Mesmo que essa ferramenta possa ser feita de maneira simples, diretamente da página do Instagram, é necessário um estudo detalhado do público para não jogar dinheiro fora, patrocinando publicações para pessoas que não estão interessadas em seu negócio.

Inbound Marketing

Gerar conteúdo ainda é a forma mais fácil de atrair clientes. Focar em produzir materiais como ebooks, artigos, vídeos com dicas, entre outros, é uma forma ‘gratuita’ de oferecer ao seu cliente uma ajuda. Logo que ele identificar a necessidade de compra, ele vai procurar você, já que foi onde ele conseguiu ajuda quando precisou. Essa é, resumidamente, a forma como o Inbound Marketing funciona. Com blog, canal no YouTube, IGTV e outras plataformas, você pode gerar conteúdo rico para sua audiência, conquistando seguidores fiéis e engajados.

São muitas opções diferentes dentro do universo do Marketing Digital, não é? Identificar a necessidade da sua empresa é essencial para saber se está na hora de contar com uma Agência de Marketing Digital para cuidar de uma das áreas que citamos. Com uma estratégia bem definida e profissionais competentes cuidando do Marketing da sua empresa, você para de gastar dinheiro, e começa a investir, com resultados reais!

Ficou interessado? Entre em contato conosco, vamos conversar sobre a sua empresa. Não se preocupe, é tudo gratuito. Queremos te ajudar a chegar mais longe. São mais de 10 anos de experiência com o Marketing Digital, e dezenas de clientes satisfeitos. Agora só falta você!

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