Bem-vindo(a) a bordo! Hoje, vamos desbravar os territórios digitais e explorar dois conceitos que muitas vezes causam confusão neste vasto universo online.
Para iniciar nossa jornada, vamos esclarecer de forma simples os conceitos fundamentais:
- Domínio: endereço do seu site (ex. seusite.com.br)
- Hospedagem: local onde os arquivos do site são guardados
Domínio
Para uma compreensão mais nítida, algumas pessoas costumam fazer uma analogia bastante pertinente. Imagine o domínio como o endereço de um lugar específico no vasto bairro digital. Seria como o nome da rua e o número da casa, proporcionando a você uma clareza direcional para chegar exatamente onde deseja. Essa comparação é como um mapa estelar, indicando com precisão o caminho para sua presença online.
Você já ouviu falar em URL? Esse é o domínio, ele é o endereço eletrônico para encontrar o seu site. Vamos ilustrar com um exemplo: google.com. Aqui, a palavra “google” representa o nosso domínio, aquele que guia os visitantes até a presença do Google. Então, prepare-se para ver o seu próprio domínio brilhando nos confins da internet!
Agora, sobre ter seu próprio domínio, é como ter uma estrela exclusiva no vasto céu cibernético. Uma vez que você o registra, ele é inteiramente seu, um tesouro digital que ninguém mais pode reivindicar. Você não precisa se preocupar em perdê-lo, desde que faça o registro inicial e mantenha a renovação anual. Lembrando que também existem opções para renovar em ciclos diferentes, como pacotes de dois em dois anos, por exemplo.
As empresas que registram os domínios, são empresas ou organizações que vendem e gerenciam todos os nomes de domínios existentes. Elas são reguladas pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), elas precisam se reportar à instituição toda vez que um novo domínio é comprado, editando o banco de dados com as informações do comprador do novo domínio.
Por que ter um domínio próprio?
O domínio é uma estratégia de marketing digital para sua empresa. Isso porque o endereço do seu site precisa ser facilmente assimilado e encontrado pelo seu público. Muitas pessoas costumam presumir que é mais eficiente digitar o endereço letra por letra. Esse é um motivo convincente para investir em um domínio exclusivo para a sua empresa. Por exemplo: você sabe que a Astronave é uma agência de marketing, mas quer acessar o site para ter mais informações e conhecer melhor nossos trabalhos. Então você presume digitar: www.astronave.com.br e realmente você será direcionado diretamente em nosso site.
Se você está em dúvida sobre a disponibilidade do nome da sua empresa para registrar o domínio, não se preocupe! Verificar isso é fácil. Nossa dica é você acessar https://registro.br/ e confira se o nome desejado está disponível. Em caso de dificuldades durante o processo de registro, estamos aqui para dar todo o suporte necessário!
Hospedagem
Imagine a hospedagem de sites como a reserva em um hotel, onde você adquire uma estadia para, por exemplo, três dias. Uma vez lá, você está instalado e confortável. De maneira semelhante, a hospedagem de sites oferece o espaço de armazenamento necessário para a sua presença online.
Para que o usuário faça uso da hospedagem, são fornecidas ferramentas básicas e de fácil uso para iniciantes, o que permite o gerenciamento e pequenas alterações sem precisar de grandes conhecimentos ou habilidades.
No caso da Astronave, oferecemos pacotes de suporte ao cliente, para tirar dúvidas, fazer manutenções, instalar novos recursos e ajudar você no geral a gerenciar seu site com tranquilidade.
A hospedagem uma vez contratada é renovada mensalmente. Em alguns casos, como na aqui Astronave, oferecemos outras opções de ciclo de pagamento, como trimestral, semestral e anual, por exemplo.
Mas por onde começar, para fazer um site?
1- Escolha seu domínio e verifique a disponibilidade dele;
2- Entre em contato com a Astronave e escolha o plano de hospedagem de acordo com as necessidades do seu site.
3- E finalmente passamos para a parte de criação e desenvolvimento do site.
Mais fácil do que parece né? Até porque a parte complexa você deixa com quem entende. 😅🚀
E aí explorador? O que achou do artigo? 👩🏻🚀
Não deixe de compartilhar suas impressões conosco. Se gostou, curte e compartilhe para que mais seres possam absorver essas informações valiosas. 🚀✨
Se tiver alguma dúvida, crítica construtiva ou elogio interestelar, não hesite em deixar nos comentários. Até o próximo artigo!