Home > O que é o Pix e como ele vai mudar o sistema de pagamentos brasileiro

O que é o Pix e como ele vai mudar o sistema de pagamentos brasileiro

8 de setembro de 2020

COMPARTILHAR

O ano de 2020 é, definitivamente, um ano que não será bem visto no futuro. A pandemia do coronavirus trouxe uma nova realidade ao mundo. A velocidade com que vivemos nosso dia a dia foi alterada, obrigando milhões de pessoas a se readequarem em suas vidas pessoais e profissionais.

Mas no meio de tantas mudanças, uma delas com certeza vai melhorar, e muito, a maneira como nos relacionamos com nosso dinheiro. O Pix é uma ferramenta recém lançada pelo Banco Central do Brasil. Ele é, basicamente, um sistema de pagamentos em tempo real, que tem como objetivo principal, agilizar as transações financeiras.

O que hoje ocorre por meio de TEDs, DOCs, boletos ou cartões de crédito, poderá ser feito através de um meio de pagamentos instantâneo, onde o pagador envia o dinheiro para o recebedor, sem ter de esperar horas ou mesmo dias para o dinheiro efetivamente cair na conta. Tudo feito através de um smartphone ou computador, pela internet.

Ainda que hoje existam diversos bancos digitais que já facilitaram as transações, o Pix veio para implementar, definitivamente, uma nova era na tecnologia financeira. Esperar para pagar e receber é coisa do passado. Se conseguimos nos comunicar em tempo real, por que não conseguimos enviar e receber dinheiro da mesma maneira?

Essa busca por dinamizar os meio de pagamento vai de encontro ao conservadorismo dos grandes bancos nacionais. A inovação e a introdução da tecnologia no mercado bancário se deu muito mais pelos bancos digitais, como o Nubank, do que por iniciativa dos bancos já consolidados.

Para o consumidor jovem, acostumado com a tecnologia, o Pix vem para celebrar a eficiência da internet e do mundo conectado. Para os mais velhos, acostumados a sacar, depositar, e até mesmo enviar cheques, a novidade pode não ser tão interessante, até que eles descubram o quão eficiente ela é comparada aos meios tradicionais.

Agora em outubro o cadastro do Pix começa, e em novembro ele já estará disponível para os usuários. Esperamos que o Pix dê ao ano de 2020 o dinamismo que dele se esperava, inaugurando uma nova era no meio financeiro, permitindo às pessoas que elas utilizem todos os benefícios da internet a seu favor.

Posts Relacionados

por

Hoje vamos falar de um assunto em alta, e um tanto quanto polêmico: inteligência artificial. A IA já não é mais coisa de filme futurista, ela está no nosso dia a dia, nos aplicativos que usamos, nas recomendações que recebemos e até nas campanhas que aparecem na nossa frente quando menos esperamos.

por

Hoje, não basta ter um projeto bem construído, um preço competitivo ou uma localização estratégica. As pessoas estão de olho em valores, propósito e impacto ambiental.