Ao navegar na web você já deve ter notado que algumas URLs começam com http:// e outras com https:// combinado com cadeado verde? Você já deve ter notado esse “s” extra ao acessar sites que exigem fornecimento de dados cadastrais, pagamentos online, bancos, etc. O “s” extra, significa que sua conexão está segura, criptografada de forma que terceiros (hackers) não possam interceptar as informações trafegadas.
Ok, mas o que é SSL?
SSL é a tecnologia de segurança padrão para estabelecer uma ligação criptografada entre um servidor web e um navegador. Essa ligação garante que todos os dados passados entre o servidor web e o navegador permaneçam privados. Simplificando a tecnologia que equipa esse “s” extra é chamada de SSL, que significa Secure Sockets Layer.
Relação de Confiança com o usuário
Seu negócio digital é construído sobre a confiança e credibilidade, e você não pode fechar o negócio com um site inseguro. Seus clientes não preencherão um formulário, ou encherão um carrinho de compras até que eles saibam que suas informações pessoais estão sendo trafegadas de forma segura. Um certificado SSL é a maneira fácil e acessível de proteger seu site e aumentar suas conversões e vendas.
Segurança contra golpes online
Como informado, esse é o motivo principal pelo qual o SSL passa a ser utilizado, sua aplicação evita práticas muito comuns de cybercrime, o phishing onde hackers se apresentam como empresas ou pessoas próximas da vítima para colher informações confidenciais confundindo o usuário, fazendo com que ele entregue dados sensíveis aos ladrões enquanto navegam.
Como sei se um site usa o certificado SSL?
Saber se o seu site ou então o site que você está acessando utiliza um certificado SSL é muito simples. Após acessar a página verifique a barra do seu navegador. Se a URL contar com uma letra “s” ao final da sigla HTTP, com o símbolo de cadeado antes da URL significa que a navegação neste site é segura.
Otimização do SEO
SEO é um grupo de métodos de otimização para sites, blogs e páginas web. de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento do site nas páginas de resultados de buscadores de forma orgânica e eficiente de potencializar seu alcance online.
Embora a principal função do SSL seja proteger informações entre o visitante e seu site, existem benefícios como o aumento de relevância no Google. Ter um certificado SSL instalado em seu site é justamente um dos fatores levados em conta pelo algoritmo que realiza o ranqueamento nos buscadores.
Em 2014, foi anunciado pelo blog oficial do Google que o HTTPS seria incorporado como sinal de ranqueamento.De acordo com Zineb Ait Bahajji, webmaster analista de tendências da Google, o SSL faz parte agora do algoritmo de classificação de pesquisa da Google.